Com antiguidade aproximada de sete mil anos, o Podengo Canário é uma das raças mais antigas que existem. Ele remete aos tempos dos faraós, tendo seus antepassados se desenvolvido no que hoje é o Egito.
É muito comum encontrar vestígios gravados em esculturas, baixos-relevos em tumbas dos faraós e em muitos artefatos e peças históricas no Museu do Louvre, em Paris, ou no Museu Britânico, em Londres. Não à toa, essa raça é muito semelhante ao Pharaoh Hound, ou Cão do Faraó, um animal daquele período.
Daquela região do Norte da África, ele foi levado provavelmente por fenícios, cartagineses, gregos ou pelos próprios egípcios para as Ilhas Canárias, um arquipélago pertencente ao reino espanhol que fica no Atlântico, muito próximo ao Marrocos. Muito presente em todas as ilhas, mas em especial na Gran Canaria e em Tenerife, as Ilhas Canárias são ponto de partida da origem consolidada do cachorro Podengo Canário, conhecido lá como Podenco Canario.
E apesar de ser tão antigo, o Podengo Canário só foi reconhecido pela comunidade canina recentemente. O American Kennel Club acedeu o reconhecimento desta raça apenas em 2004. Lá eles chamam o animal de Portuguese Podengo, ou Podengo Português. Já o United Kennel Club aceitou oficialmente esta raça somente em 2006.
Animal caçador e de faro apurado
O cão da raça Podengo Canário tem instinto caçador e é ainda muito utilizado em matilhas de apontadores e também para capturar presas, em especial os coelhos. Consegue detectar os animais em tocas, paredes, gretas, matagais e tubos vulcânicos. De apurado olfato, a boa visão e audição complementam as principais características do Podengo Canário. Este animal é bastante resistente a altas temperaturas, podendo caçar de forma incansável de manhã até a noite.
De porte médio, o Podengo Canário tem tamanho variado entre 55 cm a 64 cm para os machos e 53 cm a 60 cm para fêmeas. Seu peso pode variar de 16 kg a 22 kg. Sua musculatura é muito bem desenvolvida e, apesar de ser possível ver as costelas dele pela ausência de camada de gordura, é um cachorro bastante forte.
Temperamento
Um cachorro extremamente fiel ao seu dono, capaz de suportar as tarefas mais árduas e as mais longas horas de trabalho sem o menor sinal de cansaço, apenas para fazer companhia e agradar o seu proprietário.
Bastante ativo e enérgico, o cachorro Podengo Canário pode ser um grande companheiro para passear e fazer exercícios. Ideal para crianças, pois é incansável para brincadeiras, em especial se for para jogar objetos para ele pegar, um de seus maiores prazeres. No entanto, ele pode estranhar crianças pequenas e não ser tão amistoso para brincar como normalmente o é.
Apartamento não é indicado para esta raça
Até por ser bastante vivaz e animado, pronto para brincar, é recomendável que ele tenha muito espaço para se exercitar. Logo, apartamentos não são um bom lugar para ele crescer. Além disso, se você ou sua família tem o costume de ficar longos períodos fora de casa, não é indicado ter um Podengo Canário, pois ele é muito irrequieto e precisa de brincadeiras e ação.
Apesar do Podengo Canário ter um temperamento bastante inquieto e até mesmo nervoso em alguns momentos, ele não é nada agressivo. Na verdade, é um animal bastante nobre e leal a sua família. Pode conviver normalmente com outros animais, mas desde que o Podengo Canário filhote possa já começar a conviver com seus novos amiguinhos. Aí não terá problemas quando ele for adulto.
Cuidados
É importante que o filhote de Podengo Canário seja treinado para que a socialização e a domesticação ocorram sem maiores problemas ao longo do crescimento do seu bichinho. Isso porque, por ele ser bastante inteligente e ativo, pode ser tornar um tanto quanto arisco em alguns momentos.
Porém, nada que assuste, pois como já foi dito, ele não é agressivo. Pelo contrário, é muito carinhoso e gosta da companhia do dono e de sua família. O treinamento é realizado mais para que ele possa se manter obediente todo o tempo e possa ter uma boa convivência com todos da família, diminuindo seus instintos antepassados de caça e trabalho.
Espaço e tempo são fundamentais para o Podengo Canário
Outra dica fundamental: dedique tempo para estar com seu Podengo Canário. É importante que os passeios sejam recorrentes. O ideal é que, até por suas características, ele viva em espaços mais amplos, como sítios, chácaras, fazendas, onde poderá ter bastante espaço para explorar e correr.
No entanto, se você mora em uma casa com bastante espaço, pode ser o suficiente, mas desde que você o leve passa longas caminhadas. Passeio no parque pode ser uma boa pedida também, proporcionado lazer e espaço para o seu bichinho. Caso contrário, se ele permanecer muito tempo preso ou em um espaço inadequado, ele ficará triste, inquieto, nervoso.
Saúde
Com uma expectativa de vida que varia entre 12 e 13 anos, o Podengo Canário é um cão bastante saudável e resistente, podendo se adequar a praticamente qualquer ambiente. No entanto, ele poderá desenvolver alguns problemas que também são comuns a outros cachorros.
É o caso da displasia coxofemoral, uma má formação da articulação do quadril que pode fazer com que o animal tenha dificuldades para caminhar corretamente. É possível tratar com medicamento e, em casos mais graves, é necessária cirurgia. O mesmo vale para a displasia do cotovelo, que também é uma má formação, só que da articulação da região do cotovelo. Neste caso também pode ser indicado o tratamento cirúrgico.
Por último, outro problema que pode acometer o seu Podengo Canário é a torção gástrica, que deve ser tratada imediatamente, senão pode causar a morte do animal. Esta anomalia é a dilatação do estômago, seguida de torção do órgão sobre si mesmo, levando ao aumento da fermentação e ao mesmo tempo que o gás e o alimento ficam presos. As causas estão ligadas à ingestão em excesso de água e alimento, em especial em cães muito agitados depois de comerem.
Por isso, é importante você falar com o canil do Podengo Canário, que certamente possui todos os certificados, exames e informações sobre a raça, os pais do animal, e poderá dizer se há alguma propensão a algum tipo de doença. Também vale sempre consultar um veterinário, que vai examinar e poder acompanhar a evolução do seu cãozinho.
Como cuidar
Embora seus pelos sejam curtos e lisos, a pelagem do Podengo Canário é densa. Por conta disso, ele deverá ter banhos regulares, de preferência uma vez por semana. Por outro lado, este animal não precisará ser tosado, já que seus pelos são bem curtinhos. Contudo, é importante fazer a escovação dele ao menos três vezes por semana para deixar a pelagem bastante vigorosa e bonita.
Como se trata de um cão de origem caçadora, sua mordedura é bem forte. Por isso, o proprietário deverá cuidar bem da dentição deste cachorro. Caso você more em uma casa, é recomendável que as unhas sejam aparadas frequentemente para evitar transtornos cotidianos em casa, o que será dispensável se vocês estiverem em uma área muito grande, como um sítio, pois o animal estará livre para andar e gastar as unhas no solo durante o dia.
Alimentação
Por ser um cachorro bastante ativo, que se exercita muito, sua dieta deverá ser bastante rica em nutrientes, para que sejam repostas as energias gastas no dia a dia das atividades físicas dele. Procure se informar com o criador dele quanto normalmente os pais do animal comem para que você tenha uma base do quanto precisará fornecer de ração diariamente. Um veterinário também poderá indicar a quantidade baseado no peso, altura e idade do cão.
Uma dica para manter o seu Podengo Canário sempre se movimentando e também em boa forma é aproveitar o fato de que ele adora caçar e farejar e esconder ossos e guloseimas para cães em locais de acesso mais complicado. Essa ação estimulará o bichinho a sempre ir atrás de comida, ao mesmo tempo que se exercitará.
Preço
Por ser um cão de uma região bastante restrita, é difícil encontrar um Podendo Canário para comprar no Brasil. No entanto, vale entrar em contato com criadores brasileiros, com o objetivo de ver se algum deles tem a intenção de criar esta raça no país ou se há algum contato com um canil europeu que possa fazer o envio de um exemplar por um preço acessível, levando em conta todas as taxas que você deverá ter de pagar por conta dos custos de importação. É o único jeito, pois encontrar um podengo Canário à venda em terras brasileiras é praticamente impossível.
O preço de um Podengo Canário filhote lá fora varia entre 150 euros, o que dá mais ou menos R$ 500. No entanto, é possível adquirir exemplares mais velhos. Por exemplo, há alguns com cerca de dois anos sendo vendidos a 200 euros, cerca de 700 reais. Apesar dos valores e das dificuldades, vale a pena ter um Podengo Canário, especialmente para quem gosta de passear e caçar pelos campos.