Mastim Tibetano
Origem e história
A raça do cão Mastim Tibetano, também conhecido historicamente como mastiff tibetano, possui uma longa tradição. É considerada antiga e até mesmo primitiva, com descendência provável dos cachorros caçadores dos povos nômades do Tibete, Índia, China, e até mesmo Nepal.
São animais de grande porte, extremamente protetores e leais a seus donos. Acredita-se que sua espécie seja advinda do lobo, tendo começado sua distinção genética há aproximadamente 58 mil anos. O cão da raça mastim tibetano pode chegar a 120kg, sendo chamado, por conseguinte, de mastim tibetano gigante.
Estes cães podem viver por até 14 anos, em média, e no geral, possuem menos problemas genéticos e de saúde do que outras raças mais conhecidas. Atualmente, existem poucas espécies puras (sem cruzamento), o que justifica o alto preço que deve ser pago por cães da raça. Atualmente, é considerada uma das raças mais caras do mundo. No Rio Unido, por exemplo, existem cerca de 300 cães de raça pura, que dão ninhada apenas uma vez ao ano.
Existe uma lenda sobre esta espécie. Há muitos anos, o navegador italiano Marco Polo (mercador e explorador veneziano, autor do livro As viagens de Marco Polo), teria encontrado em uma de suas viagens, em pleno século XIII, um mastim tibetano, descrito como “alto como um burro, e com voz poderosa como um leão”.
Temperamento
O filhote de mastim tibetano atinge seu pleno amadurecimento aos 4 anos de idade (machos), e suas fêmeas, entre 2 e 3 anos. Trata-se de um cão bastante protetor, podendo ser utilizado como companhia, e até mesmo como cão de guarda. Geralmente estabelece uma ligação muito forte com o seu tutor, ficando bastante desconfiado na presença de pessoas desconhecidas.
Mastim Tibetano Personalidade
Trata-se de um cão fiel, leal e corajoso, além de calmo e muito inteligente. Também é bastante territorial, gostando de estabelecer e deixar seu território devidamente marcado; logo, pode-se dizer tranquilamente que esta é uma raça muito defensora de seu espaço e de seus tutores.
No geral, é naturalmente descontraído e bem-educado, porém, precisa de espaço suficiente para se “esticar”, por conta de seu grande porte. Embora não excessivamente afetivo, se dedica à família, e se dá especialmente bem com crianças.
Cuidados
Como exposto anteriormente, por ser uma raça de cão territorial, é extremamente protetor com sua casa e sua família. Logo, para evitar a agressividade que pode surgir por seu enorme senso de territorialidade, seu tutor deve cuidar de sua socialização desde filhote, com passeios em parques, visitas a outras pessoas e animais, etc. Lembrando sempre que é importante mantê-lo na coleira enquanto estiver fora de seu ambiente familiar. Um ponto positivo do mastim tibetano filhote é que ele tende a ser muito calmo, e aprende sem grandes transtornos qual é seu lugar na “matilha”.
Neste sentido, o mastim tibetano, quando chega em sua fase adulta, precisa de uma dose moderada de exercícios diários, sejam através de caminhadas, corridas, ou até mesmo brincadeiras ao ar livre. Contudo, sua densa camada de pelos faz com que o cão não goste do clima quente e úmido; logo, durante a época do ano com temperaturas mais elevadas, é necessário lhe fornecer água fresca regularmente, além de sombra para descanso.
Por seu grande porte e excesso de pelos, tende a babar com regularidade, mas isto é normal de sua raça. É um cão de companhia, devendo viver dentro de uma casa que possua um grande quintal, preferencialmente murado, para que possa se exercitar constantemente.
Além disso, é importante certificar-se de que não haja emaranhado de pelos ou nós em sua juba, cauda e culotes, pois são os locais onde a pelagem é mais pesada. Por possuir pouco odor característico de cão, esta raça geralmente não requer mais do que um banho por mês.
Saúde
Indo na contramão à maior parte das raças de grande porte, a expectativa do mastim tibetano cão é bem longa, variando entre 10 a 14 anos e, em alguns casos, chegando a ultrapassar um pouco este máximo.
As doenças mais comuns que atingem esta raça são o hipotireoidismo, epilepsia, catarata, além de possuírem uma tendência para infecção de ouvido. Por isso, é importante verificar seus ouvidos semanalmente, certificando-se de que não há detritos ou alguma inflamação; com uma bola de algodão, a parte externa do canal auditivo deve ser limpa, sem inserir o algodão mais profundamente do que a primeira junta do dedo.
Para mantê-lo livre de pequenos aborrecimentos, é importante aparar suas unhas uma ou duas vezes por mês, com cuidado para não as cortar muito, sob risco de sangramento. O ideal é levá-lo ao veterinário ou tosador para realizar este procedimento. Por ser uma raça de grande porte, podem sofrer com displasia de ancas e de cotovelos.
Buscando evitar a obesidade e outras doenças provenientes do excesso de peso, no quesito alimentação, o tutor deve ser cuidadoso com as quantidades oferecidas. O recomendado são de 4 a 6 xícaras por dia, de ração com alta qualidade para cães de grande porte, preferencialmente divididas em duas refeições.
Como cuidar
O mastim tibetano possui um temperamento bem tranquilo, logo, não costuma ser muito destruidor. Porém, se ele se sentir entediado, sem possibilidade de gastar sua energia, pode causar certa dor de cabeça aos tutores, motivo pelo qual é muito importante ter um bom espaço disponível antes de pensar em adquirir um cachorro desta raça.
Na fase em que os dentinhos do filhote começam a crescer, ele pode ter a tendência a roer sapatos, pés de mesa, tapetes, e tudo o mais que estiver próximo e disponível para ser mastigado. Visando evitar este comportamento, é importante adquirir ossinhos e brinquedinhos próprios para a mastigação; assim, ele poderá coçar as gengivas sensíveis, e os itens de decoração da casa permanecerão preservados.
Esta raça requer alguns cuidados específicos, como a escovação diária de pelos, limpeza regular dos olhos e do rosto (para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, problemas de visão), além da escovação bucal a ser realizada uma vez por semana, considerando ser um cão que baba constantemente, o que pode ocasionar em um odor mais forte na boca.
Preço
Mastim Tibetano Valor
O cão da raça mastim tibetano já foi considerado um dos mais caros do mundo, tendo sido vendido na China por até R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), e considerado símbolo de status social de seus tutores.
Atualmente, este lindo animal pode ser encontrado à venda a partir de R$3.000,00, através da internet (pessoas que possuem canis e anunciam online), e em feiras de exposição de animais.
Mastim Tibetano Canil
Existe um canil conhecido que cria especialmente cães da raça mastim tibetano, chamado Caminho da Evolução. Possuem um espaço de mais de 1.000m² para recreação, além de assistência 24h de veterinários e cuidadores. É registrado como mantenedor pelo IBAMA, e membro da Federation Cynologique Internacionale – F.C.I.
Mastim Tibetano Tamanho
Esta raça chama muito a atenção por seu enorme tamanho, o que inclusive lhe confere o título de um dos maiores cães do mundo. Além de seu porte robusto, seus pelos espessos e volumosos fazem com que sua aparência seja ainda maior.
Os cães machos desta raça chegam a medir, no mínimo, 66cm de altura. As fêmeas chegam a, pelo menos, 61cm.
Mastim Tibetano Comprar
Considerando o mastim tibetano preço, mencionado no item anterior, a primeira providência a ser tomada caso queira adquirir um cão desta raça é economizar, e estar disposto a aplicar uma boa quantia em sua aquisição.
Por mais que existam ofertas em sites como mercado livre e OLX, é importante buscar canis de confiança, e verificar se os cães são bem tratados, antes de adquiri-los. Observar o estado de seus pais é ideal para ter uma ideia do temperamento e tamanho que o seu filhote irá atingir.